quinta-feira, 8 de abril de 2010

A delimitação original do Concelho de Oeyras...

1759 - 1764
O território original do Concelho de Oeiras, com uma superfície inferior a metade da actual, era ainda delimitado a Poente pela Ribeira da Laje, a Norte pelo Condado de Barcarena, a Nascente pelo Rio Jamor, se bem que a Sul já pelo Rio Tejo, abrangendo assim uma área que corresponde, nos dias de hoje, aproximadamente às actuais Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra (sem a margem ocidental da Ribeira da Laje), Paço de Arcos, Caxias, Porto Salvo e Queijas.
Esta configuração inicial com que o Concelho foi criado há 25o anos (admite-se que a 7 de Junho de 1759, data em que o então Lugar de Oeyras foi elevado a Vila, por El-Rey D. José I), decorria ainda dos limites do ancestral Reguengo de Oeyras e também do mais pequeno e então designado Reguengo A-par-de-Oeyras, ou igualmente Reguenguinho (sendo que o termo "Reguengo" designava uma parcela de terreno pertencente à Casa Real, ou seja, propriedade privada do próprio Rei de Portugal), possessões régias então outorgadas por D. José, em reconhecimento pelos bons serviços prestados, a Sebastião José de Carvalho e Mello, então ainda simplesmente Conde de Oeyras e Primeiro-Ministro do Reyno!
Esta pouco conhecida primeira delimitação geográfica do Concelho de Oeiras durou, contudo, apenas cerca de cinco anos, mais precisamente até 9 de Abril de 1764, altura em que o novo Município viu o seu território substancialmente aumentado para Poente da Ribeira da Laje, inclusivé com algumas zonas actualmente pertencentes ao vizinho Concelho de Cascais...

Sem comentários:

Enviar um comentário